Financiamento para equipamentos de ração: como solicitar?

por | 13 mar, 2025 | Fábrica para ração animal | 0 Comentários

Adquirir equipamentos para uma fábrica de ração é um passo estratégico em fazendas que buscam autonomia e eficiência na produção de bovinos, suínos e aves. 

E na hora de viabilizar este investimento, o financiamento de máquinas e equipamentos (Finame) do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) surge como uma das opções mais comuns do mercado.

Mas, como esse programa funciona? Quem pode solicitar o empréstimo? O que é preciso fazer na hora de contratá-lo? Todas essas dúvidas serão respondidas ao longo do blog.

O que é esse tipo de financiamento?

A possibilidade de parcelar a compra de equipamentos para fábricas de ração é uma alternativa viável em muitos negócios rurais. 

Mas, antes de dar esse passo, é preciso entender a ideia.

O Finame é uma linha de crédito destinada à aquisição de máquinas, bens de informática, de automação e industrializados usados em atividades econômicas.

Portanto, também se enquadra nos maquinários necessários na produção de ração animal em fazendas. Em todo caso, conforme o site do BNDES, há uma regra inicial:

“Os bens devem ser novos, de fabricação nacional e credenciados pelo BNDES”.

Sendo assim, esse tipo de crédito visa apoiar produtores rurais e empresas do setor agropecuário na modernização de suas instalações, promovendo maior produtividade.

Você pode conhecer mais desse programa no vídeo feito pela Folha de S. Paulo:

O Finame para equipamentos de ração

Dentro do contexto do BNDES Finame, há a possibilidade de compra de equipamentos destinados à produção de alimento animal.

E essa solução, muitas vezes, apresenta-se como uma alternativa atrativa, oferecendo prazos e taxas de juros competitivas

Além disso, pode cobrir até 100% do valor dos bens, dependendo da análise de crédito e das políticas da instituição financeira intermediária. 

A regra você sabe: é importante que os maquinários e as instalações estejam na lista de itens credenciados antes de iniciar o processo de solicitação.

A seguir, confira as principais dúvidas dos proprietários rurais sobre esse crédito.

Como funciona o Finame para máquinas?

O Finame opera por meio de instituições financeiras credenciadas que atuam como intermediárias entre o BNDES e o cliente final. 

Basicamente, o processo começa com a escolha dos equipamentos a serem adquiridos e a confirmação de que estão credenciados. 

Em seguida, o interessado deve procurar uma instituição financeira habilitada e apresentar a documentação exigida na análise de crédito. 

Após a aprovação, o contrato de financiamento é formalizado e os recursos são liberados diretamente ao fornecedor. 

O cliente assume o compromisso de pagar as parcelas conforme o contrato.

É importante saber que ainda que existam algumas taxas e condições específicas desse tipo de crédito, sempre é fundamental fazer a análise de cada proposta. 

Quem tem direito ao Finame?

Quem tem direito ao Finame?

Empresas de todos os portes, além de produtores rurais e entidades do setor público, que também podem ter acesso, desde que atendam aos critérios estabelecidos.

Fora isso, é fundamental que o solicitante esteja em situação regular perante as obrigações fiscais, tributárias e trabalhistas. 

Também precisa apresentar capacidade de pagamento compatível com o objetivo. Afinal, a análise de crédito da instituição financeira levará em conta esses aspectos relevantes.

Qual a taxa do Finame para máquinas?

As taxas de juros variam conforme a linha de crédito específica, o porte do cliente, o prazo do financiamento e a política do banco intermediário. 

Geralmente, as taxas são compostas pela:

  • Taxa de Longo Prazo (TLP) ou outra de referência;
  • Remuneração básica do Banco de Desenvolvimento;
  • Taxa cobrada pela instituição financeira. 

Atualmente, no site do BNDES, as taxas divulgadas vão de 0,75% até 1,30% ao ano. Sendo que no caso do Finame de máquinas e equipamentos ela fica em 1,30%.

Em todo caso, é recomendável consultar a sua instituição financeira de preferência.

Qual banco faz o Finame?

Diversas instituições financeiras são credenciadas neste tipo de operação, incluindo bancos públicos e privados. Alguns dos principais são:

  • Banco do Brasil;
  • Caixa Econômica Federal;
  • Bradesco;
  • Itaú;
  • Santander. 

Além desses, cooperativas de crédito e bancos regionais também podem estar habilitados a operar. A lista completa está disponível em uma página no site do BNDES.

Como solicitar o Finame?

Se quiser oficializar o seu pedido de financiamento de equipamentos para montar a sua fábrica de ração, siga os seguintes passos:

  • Selecione os maquinários necessários para sua fábrica de ração;
  • Certifique-se de que a fabricante é credenciada pelo BNDES;
  • Escolha a instituição financeira credenciada de sua confiança;
  • Prepare a documentação exigida pelo banco;
  • Submeta a proposta à instituição;
  • Aguarde a análise e viabilidade do crédito;
  • Se aprovado, o contrato é formalizado.

É recomendável manter uma comunicação constante com a instituição financeira durante todo o processo a fim de esclarecer dúvidas e acompanhar o andamento da solicitação.

Confimaq, fabricante de equipamentos credenciada ao BNDES!

A Confimaq é especialista na fabricação de equipamentos para fábricas de ração destinadas a bovinos, suínos e aves.

Tem um catálogo com maquinários duráveis, robustos e confiáveis. Além disso, os projetos são desenhados conforme a necessidade de cada propriedade rural.

Conta, ainda, com uma equipe de especialistas que auxiliam os proprietários em suas tomadas de decisões. E, sim, a Confimaq é credenciada ao Finame, do BNDES.

Esse é o primeiro passo na hora de montar a sua própria fábrica de ração: fale com um dos consultores e solicite um orçamento:

Entre em contato com o time Confimaq!
Avalie este post

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fornecedores de fábricas de ração: conheça a Confimaq!

Investir em uma fábrica de ração de bovinos, suínos e aves é uma decisão estratégica que traz autonomia, controle de qualidade e redução de custos na sua fazenda.  No entanto, esses resultados só vão surgir se a escolha de um fornecedor for bem-sucedida. Por...

Produção de ração na fazenda: benefícios e processos

A fabricação de ração na fazenda é uma estratégia que tem atraído os fazendeiros que querem melhorar a lucratividade com seus bovinos, suínos e aves. Afinal, é uma alternativa viável e rentável que preza pela qualidade nutricional e produtividade dos rebanhos. ...

Fábrica de ração animal: vantagens, como implementar e mais!

Na pecuária brasileira moderna, a eficiência e qualidade na nutrição animal são fundamentais. Nesse sentido, ter uma fábrica de ração própria surge como solução. Por isso, tem sido uma ideia cada vez mais atraente aos produtores rurais. Mas, o que exatamente é esse...

Como investir na ração para gado correta?

Quer melhorar o desempenho dos seus animais? Aprenda a escolher a ração para gado ideal. Acompanhe dicas essenciais para uma nutrição eficiente e rentável.

Não espere a seca: se planeje ainda no período das águas

Garanta maiores produtividades do seu rebanho durante a seca! Veja dicas para se preparar ainda no período das águas e ter bons resultados.