A fabricação de ração na fazenda é uma estratégia que tem atraído os fazendeiros que querem melhorar a lucratividade com seus bovinos, suínos e aves.
Afinal, é uma alternativa viável e rentável que preza pela qualidade nutricional e produtividade dos rebanhos.
Por um lado, essa produção própria permite controle total dos ingredientes e assegura uma alimentação balanceada às necessidades dos animais.
De outro, possibilita a redução de custos ao aproveitar os subprodutos da fazenda (farelos e milho) e criar fórmulas nutricionais sem desperdícios – mesmo em épocas de seca!
Apesar de ser uma ideia incrível, que faz todo sentido ao tornar a atividade mais sustentável e escalável, a pergunta é: quais as etapas e maquinários indicados?
Adiante, você vai ter essa resposta. A ideia deste conteúdo é trazer os principais processos envolvidos, os equipamentos necessários e os benefícios dessa prática.
Os benefícios da produção de ração na fazenda
A ideia é rentável e promissora porque envolve um investimento que, ao longo prazo, gera ótimo retorno financeiro. Além disso, é sustentável, tornando a fazenda mais ecológica.
A seguir, veja alguns benefícios de produzir a própria ração para bovinos, suínos e aves!
Redução de custos
De fato, pode reduzir significativamente os custos. Sabe por quê? Porque elimina os intermediários e permite o melhor aproveitamento de ingredientes produzidos.
E já que estamos falando em finanças, que tal pensar na possibilidade de ter uma nova fonte de renda com a venda do excedente? Vale considerar essa ideia também!
Controle de qualidade
Outro ponto é que o produtor tem controle completo sobre a composição nutricional, de modo que existe a certeza sobre o consumo da ração para gado, aves ou suínos correta!
E isso garante a melhor alimentação que seus animais poderiam ter, com resultados superiores na produção de carne, leite ou ovos.
Maior produtividade
A partir do benefício acima, cria-se uma cadeia de valor extremamente valiosa. Agora, pense que uma dieta balanceada e de qualidade melhora a conversão alimentar, ok?
Logo, quais os resultados disso? São muitos, por exemplo, o ganho de peso e a produção leiteira de altíssima qualidade. O que impacta positivamente na rentabilidade.
Sustentabilidade
E ainda não acabou! A produção própria de alimentos animais permite o uso racional dos recursos e minimiza desperdícios em vários níveis.
Como consequência disso, há uma grande redução do impacto ambiental, como, por exemplo, ao evitar o transporte de ração industrializada.
Os principais processos para fabricar a própria ração animal
As vantagens estão no tópico acima, mas que tal agora a gente falar dos processos? Afinal, essa fabricação fazendeira exige conhecimento, concorda?
Se o objetivo é ser eficiente, beneficiando o desempenho zootécnico dos animais e a rentabilidade da atividade, vale a pena considerar as etapas a seguir.
Seleção e recebimento de ingredientes
A qualidade da ração começa na escolha das matérias-primas.
Isso quer dizer que milho, farelos, minerais e aditivos devem ser selecionados com base em critérios de segurança e valor nutricional.
Após isto, considere que o armazenamento também importa muito, especialmente a fim de evitar contaminações e perdas.
Moagem
A moagem é o processo que reduz o tamanho das partículas dos ingredientes, melhorando a digestibilidade da ração.
Ela influencia diretamente o consumo e o desempenho dos animais. Moedores de martelo feitos em aço carbono são os mais recomendados.
Mistura
Essa etapa garante a uniformidade do produto.
Assim, uma boa mistura evita deficiências nutricionais e assegura que os animais recebam nutrientes de forma equilibrada.
Para isso, misturadores horizontais em aço carbono ou aço inox são utilizados.
Armazenamento e distribuição
Após a fabricação, a ração deve ser armazenada corretamente, prevenindo perdas por umidade ou infestações.
Isso quer dizer que silos, depósitos e galpões apropriados são fundamentais para manter a qualidade.
Os equipamentos necessários em uma fábrica de ração
Na hora de otimizar essa produção interna, saiba que contar com os equipamentos adequados é um passo importante. Alguns deles já foram mencionados acima, relembre:
- Moedores: fazem a moagem dos ingredientes;
- Misturadores: são responsáveis pela homogeneização desses insumos;
- Transportadores: facilitam o deslocamento dentro da unidade produtiva;
- Silos e depósitos: asseguram a conservação da ração por mais tempo.
Mas, como e onde comprar esses maquinários? A escolha assertiva é aquela que leva em conta a capacidade de produção desejada e a espécie animal a ser atendida.
Além disso, também é super importante conhecer o seu fornecedor. É fundamental que tenha experiência e seja confiável na fabricação dessas soluções.
Para conferir os melhores moedores, misturadores, silos e depósitos do mercado, acesse a página de produtos da Confimaq!
A Confimaq é sua parceira na fabricação de ração na fazenda
Investir na produção própria exige equipamentos de qualidade e tecnologia de ponta, concorda?
A Confimaq é especialista em soluções para fábricas de ração, oferecendo soluções modernas, eficientes e feitas sob medida conforme às necessidades da sua fazenda.
Veja no Instagram o vídeo sobre a mini fábrica CMF 2000!
Essa personalização é o que você precisa para transformar a sua propriedade, garantindo mais qualidade, rentabilidade e eficiência.
Fale com os especialistas da Confimaq e potencialize os resultados da sua fazenda.
0 comentários