Não espere a seca: se planeje ainda no período das águas

por | 16 jan, 2025 | Fábrica de ração, Nutrição animal

No sistema extensivo de produção pecuária, as condições climáticas são fundamentais. No período das chuvas, as pastagens ficam vigorosas e a oferta de alimentos é muito maior.

Este é, literalmente, um prato cheio para o gado! Ele tem ótimo aproveitamento dos nutrientes, ganha peso e aumenta seu escore corporal. Já o pecuarista, tem gastos reduzidos.

Mas, você sabia que os melhores resultados são aqueles onde o planejamento para a seca é feito ainda no período das chuvas?

Quer entender a razão? Então acompanhe o artigo.

Período das águas: momento de potencializar o ganho de peso dos animais

A época do ano mais favorável para a produção bovina a pasto é certamente as chuvas. Os animais têm pastagem abundante e o pecuarista gasta menos.

Algumas características climáticas corroboram com a relevância deste momento:

  • Chuvas regulares e em bom volume;
  • Dias mais longos (mais horas de luz);
  • Temperaturas mais altas.

Estes fatores naturalmente estimulam boas taxas de crescimento das forrageiras, resultando em maiores ganhos de peso do gado.

Porém, melhores desempenhos dependem do entendimento do correto manejo da pastagem. Afinal, não é incomum encontrar fazendas com desempenho bem abaixo do esperado para o período.

O problema é decorrente de várias questões, como falta de planejamento, gerenciamento falho e manejo inadequado.

Logo, a adoção de algumas recomendações é essencial para que o pecuarista faça ótimo proveito do período chuvoso. 

Elas se baseiam no manejo da pastagem e também na adubação da forrageira.  Veja:

Uso sustentável das pastagens

Para garantir o bom manejo das pastagens, é essencial realizar o planejamento de uso dos pastos.

O Manejo de Pastagens por Alturas Alvo, conhecido como MPAA, por exemplo, é uma ótima prática. 

Basicamente, essa é uma prática caracterizada pelo gerenciamento da entrada e saída dos animais de acordo com as alturas de pastejo indicadas para cada cultivar

Um artigo da Sementes Ponto Alto explica que ele permite um maior desenvolvimento dos perfilhos, além de aumentar os teores de carbono no solo.

Logo, o uso sustentável das pastagens inclui a resposta para algumas perguntas que todo pecuarista deve saber responder: 

  • Quantos animais serão alocados em cada piquete? 
  • Quanto tempo irão permanecer na área? 
  • Qual é o consumo médio diário dos animais? 
  • A produção de forragem é capaz de suportar o número de animais?

Ao considerar estes pontos, sua pastagem estará preparada para atender a demanda do gado neste período do ano, resultando em ganho de peso e maior produtividade.

Adubar as forrageiras de forma estratégica

Para maior eficiência do manejo de pastagens, considere realizar a análise de solo com certa regularidade. 

Essa medida é essencial para uma adubação muito mais estratégica. Segundo artigo do portal Nutrição e Saúde Animal, essa é uma forma de preparar a forragem tanto para a seca como para o período chuvoso. 

Este manejo acelera o crescimento da forrageira, auxiliando no acúmulo de forrageira e no seu fortalecimento o ano todo.

Afinal, é dever do pecuarista se preparar para manter os níveis de fertilidade de solo adequados. Isso garante a produção de forragem necessária para alcançar os objetivos traçados, tanto na seca, quanto nas águas.

Observe as condições da pastagem continuamente

Por fim, é imprescindível verificar regularmente as condições das pastagens, especialmente quanto a falhas de manejo e sintomas de infestação por pragas e plantas daninhas. Caso identificados, devem ser prontamente controlados.

Também mantenha a pastagem dentro da altura recomendada.

Mas, lembre-se, essa variável (altura da pastagem) não é fixa e depende de vários pontos, especialmente a cultivar utilizada e os objetivos da fazenda. 

Pense à frente! Planeje a próxima estação seca!

Planeje a próxima estação seca

Você sabia que é possível ser mais estratégico no período das águas? Os pecuaristas podem (e devem) adotar uma série de ações com foco em projetar a próxima estação!

Caso contrário, as perdas podem ser expressivas, tanto para animais de cria quanto de engorda. 

Segundo outro artigo da Embrapa, nas secas, as vacas de cria não recebem energia suficiente das forrageiras para que possam recuperar a condição corporal necessária. 

Com isso, não terão capacidade para a manutenção do seu ciclo reprodutivo.

Outras categorias, por sua vez, apresentam baixas taxas de ganho de peso ou de produção de leite, em comparação com os meses chuvosos. A razão é a mesma: menor qualidade nutricional das pastagens.

Por isso, é essencial utilizar o período das águas para investir em práticas de manutenção dos pastos e um bom planejamento. É a melhor forma de obter bons resultados no futuro.

Dessa forma, ainda durante as chuvas, invista nas seguintes estratégias:

  • Plantio de forrageiras: essa é a chave para que durante a seca o gado tenha alimentação em quantidade e qualidade para seu crescimento e bem-estar;
  • Vedação das pastagens: antes do término das chuvas regulares, geralmente no terço final do período das águas;
  • Realizar o plantio de alguns hectares de capineira: elas podem ser utilizadas na época que normalmente começa a faltar alimento nos pastos, geralmente no final do período seco;
  • Compre alimentos volumosos e concentrados: é a estratégia mais custosa, porém necessária na ausência de alimento ao gado. Caso opte pela alternativa, faça isso antecipadamente e negocie melhores preços.

Mas e se você produzir sua própria ração? Essa é outra excelente prática que pode trazer diversos benefícios para o seu rebanho e a propriedade.

Veja detalhes a seguir.

Tenha sua fábrica de ração própria e se prepare para a época da seca

De fato, no período das águas, a suplementação animal talvez não seja uma atividade obrigatória (apesar de ser recomendável), especialmente diante das pastagens de qualidade.

Já na seca, ela é praticamente uma exigência, principalmente para pecuaristas que buscam maiores produtividades do rebanho.

Logo, produzir a própria ração na fazenda é uma excelente alternativa.

Ao investir em uma boa fábrica de ração, tenha:

  • Ganho de autonomia e flexibilidade, com menor dependência das oscilações de mercado;
  • Total controle da ração produzida, com redução de casos de contaminação;
  • Capacidade de produzir rações balanceadas;
  • Redução de custos operacionais;
  • Possibilidade de comercializar rações com fazendeiros que passam pelo problema de falta de alimento.

Mas, vale deixar um alerta: todo o planejamento da sua fábrica de ração também deve ocorrer antecipadamente!

Essa medida permite:

  • Avaliar as necessidades, como capacidade de produção necessária para atender à demanda;
  • Elaborar um projeto detalhado, incluindo a planta baixa, a lista de soluções e a estimativa de custos;
  • Adquirir os equipamentos com calma. Você pode avaliar as opções e comparar os preços e as características disponíveis no mercado;
  • Receber e instalar todo o maquinário, deixando tudo pronto para uso.

Ou seja, comece a planejar o quanto antes e garanta um futuro mais próspero para seus animais, seja no período úmido ou de estiagem.

Você quer ter os melhores equipamentos para fábrica de ração do mercado? O convidamos a conhecer as soluções da Confimaq. 

Com elas, sua fazenda terá segurança, autonomia, controle de qualidade e custos reduzidos.

Solicite um orçamento com a Confimaq!
Avalie este post

0 comentários

Ingredientes para produzir ração de bovinos, suínos e aves

A produção de ração na fazenda traz muitos benefícios aos produtores, como a garantia de uma nutrição adequada de bovinos, suínos e aves.  No entanto, para isso acontecer, é fundamental conhecer os ingredientes necessários nas formulações. Afinal, têm grande...

Fornecedores de fábricas de ração: conheça a Confimaq!

Investir em uma fábrica de ração de bovinos, suínos e aves é uma decisão estratégica que traz autonomia, controle de qualidade e redução de custos na sua fazenda.  No entanto, esses resultados só vão surgir se a escolha de um fornecedor for bem-sucedida. Por...

Financiamento para equipamentos de ração: como solicitar?

Adquirir equipamentos para uma fábrica de ração é um passo estratégico em fazendas que buscam autonomia e eficiência na produção de bovinos, suínos e aves.  E na hora de viabilizar este investimento, o financiamento de máquinas e equipamentos (Finame) do BNDES...

Produção de ração na fazenda: benefícios e processos

A fabricação de ração na fazenda é uma estratégia que tem atraído os fazendeiros que querem melhorar a lucratividade com seus bovinos, suínos e aves. Afinal, é uma alternativa viável e rentável que preza pela qualidade nutricional e produtividade dos rebanhos. ...

Fábrica de ração animal: vantagens, como implementar e mais!

Na pecuária brasileira moderna, a eficiência e qualidade na nutrição animal são fundamentais. Nesse sentido, ter uma fábrica de ração própria surge como solução. Por isso, tem sido uma ideia cada vez mais atraente aos produtores rurais. Mas, o que exatamente é esse...

Como investir na ração para gado correta?

Quer melhorar o desempenho dos seus animais? Aprenda a escolher a ração para gado ideal. Acompanhe dicas essenciais para uma nutrição eficiente e rentável.